Blog

DIET, LIGHT, ZERO
2018/9/25 9:27:46 - Publicado por Saúde Mais Ativa

Devido às exigências dos consumidores, a indústria alimentar sentiu necessidade de se adaptar. A panóplia de produtos designados por dietéticos atualmente à disposição é imensa.

Existem produtos interessantes do ponto de vista nutricional, podendo ser consumidos com um objetivo específico como doença ou condição de saúde. Há produtos que podem ser úteis nalgum momento para algum propósito, inseridos num regime alimentar planeado, como por exemplo, na perda de peso.

Outros serão interessantes para públicos-alvo que pretendem realizar algumas alterações na sua alimentação com o intuito de a tornar mais saudável.

O QUE SIGNIFICAM AS DESIGNAÇÕES?

DIET

Produtos diet contêm uma redução significativa (acima dos 40%) de um nutriente que pode ser qualquer um e não somente o açúcar, mas também o sal, gordura ou outro.

O alimento designado de diet para açúcares, necessita ser isento ou conter no máximo 0,5% de açúcares na sua composição, podendo ser indicado para pessoas que precisam de dietas específicas. Isto não significa que esteja indicado para os diabéticos, pois pode conter açúcar e terem dele retirado apenas o colesterol (sendo que numa grande parte das vezes, é de facto o açúcar o componente maioritariamente retirado). É importante que quem esteja a tentar perder peso e seja adepto destes produtos saiba distinguir não só o nutriente reduzido, como saber quais as calorias da porção que está a consumir, pois embora com redução significativa de um nutriente, como por exemplo, o açúcar, pode apresentar valores mais elevados de outros, como a gordura, podendo mesmo o produto tornar-se mais calórico que o original.

 

ZERO

Esta palavra não indica que o produto não tem kcalorias! Alguns produtos zero poderão realmente conter muito poucas, o que não faz deles saudáveis. É o caso de alguns refrigerantes que contêm corantes, ácidos, cafeina, entre outros aditivos. Podem ser úteis nalgumas circunstâncias específicas. Quando há consumos aumentados, indesejados, de alimentos, a introdução de alguns alimentos zero em troca de alguns originais, poderá contribuir para um controlo calórico, de açúcares e ou gorduras ao dia.

 

SEM AÇÚCAR

São designados de“sem açúcar” porque não possuem açúcar de mesa ou de cana, mas podem conter frutose ou outros adoçantes calóricos ou não calóricos. O facto de um produto ser considerado sem açúcar não significa que não produza efeitos na glicemia (açúcar circulante na corrente sanguínea). Se não contiver açúcar não significa que não tenha gordura. Estes poderão ser usados num regime alimentar específico, como a diabetes.

 

LIGHT

Estes apresentam uma redução, em média, de 30% de qualquer dos ingredientes, como açúcares, gorduras, colesterol e sódio. Como ocorre com os DIET, os nutrientes restringidos nos produtos light podem ser vários. Só que, neste caso, ocorre uma redução menor que nos diet, em relação ao original. Pode ter eventualmente menos calorias que o produto original, mas tem-nas!

 

MAGRO

Nestes produtos a designação indica que contêm menor quantidade de gordura (tal como os light, com menos de 30% de um determinado constituinte), comparativamente à versão original. Ter redução de gorduras em quantidade não indica que o produto não contém açúcar. Pode conter a mesma quantidade de açúcar que a versão original. É o caso de alguns iogurtes.

 

Fonte: 1924/2006 de 10 de Dezembro, Decreto-Lei nº 54/2010 de 28 de Maio e D.L. nº 167/2004 de 7 de Julho

 

Regulamento (CE) n.º 1924/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de dezembro de 2006 http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:32006R1924:PT:NOT

Nutricionista Ana Luísa Ferreira (CP 2343N)