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Uma clínica jovem, com um corpo clínico profissional e experiente, com especialidades / valências que vão de encontro às maiores necessidades da população.
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Medicina Geral e Familiar

Cuidados Familiares

Escolha a sua saúde primeiro. Com estas consultas, para além das questões ligadas às doenças mais comuns, obterá ajuda fundamental para o seu dia-a-dia, aprendendo sobre prevenção, hábitos de vida saudáveis, etc.

Cuidados básicos primários, cuidados básicos da familia, avalição primária de patologias, medicina preventiva.

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Psicologia

O poder da mente

"a sua mente tem um grande poder" - avaliação e diagnóstico comportamental, emocional e psicológico.

Tratamento de distúrbios comportamentais, como ansiedade, depressão, pânico.

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Medicina Tradicional Chinesa

A alternativa natural

Praticada e desenvolvida ao longo de mais de 5000 anos.

Fitoterapia chinesa (fármacos), Acupunctura, Tuina ou Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa, Dietoterapia (terapia alimentar chinesa), Auriculoterapia (tratamento pela orelha), Moxabustão, Ventosaterapia.

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10 Mandamentos da Dieta Mediterrânea
2018/11/13 16:22:51 - Publicado por Saúde + Ativa

1. Pratique cozinha simples com base em preparados que protegem os nutrientes (sopas, cozidos, ensopados, caldeiradas);

2. O consumo de produtos vegetais em maior porçãoe a redução do consumo de alimentos de origem animal é recomendado. Devem ser privilegiados produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas, frutos secos e oleaginosas;

3. O consumo de produtos vegetais frescos, da época e de produção local, é aconselhado;

4. O azeite deve ser a principal fonte de gordura;

5. O consumo de laticínios deve ser moderado;

6.  Utilização de ervas aromáticas deve ser promovida para temperar em detrimento do sal;

7. Consumo de pescado deve ser frequente e de carnes vermelhas, baixo;

8. O consumo de vinho deve ser baixo ou moderado e apenas nas refeições principais;

9. A água deve ser a principal bebida ao longo do dia;

10. Partilha das refeições à mesa é recomendada;

 

by Dr. Luisa Marques Ferreira (Nutricionista CP 2343N )

Cuidar da Voz
2018/11/13 16:12:31 - Publicado por Saúde + Ativa

Se é profissional da voz, deixamos aqui algumas dicas:

Evite gritar
Beba bastante água (8-10 copos/dia). A água hidrata o corpo e lubrifica as cordas vocais
Faça uma alimentação saudável. Muitos alimentos têm um grande conteúdo de água como o melão, melancia, uvas, pêras e maçãs contribuindo para a lubrificação das cordas vocais. 
Evite alimentos ácidos.
Evite condimentos picantes, estes favorecem o refluxo ácido
Evite álcool e produtos com cafeína (café, chá e colas). Estes produtos causam desidratação
Durma o suficiente (cerca de 8h/noite)
Não fume ou esteja exposto a ambientes com fumo
Use microfone sempre que possível para forçar menos as cordas vocais
Repouse a voz, procure atividades que não envolvam o seu uso (ex: ler, ouvir música, ver TV)
Procure apoio médico sempre que estiver com uma infeção respiratória. Cumpra o tratamento. Reforce o repouso da voz. Considere reajustar a agenda profissional durante a fase aguda
Evite a automedicação. Alguns medicamentos afetam a voz. Por exemplo os anti-histamínicos e descongestionantes desidratam as cordas vocais
Faça exercícios de aquecimento e arrefecimento vocal 

 

Se é cantor ou ator, lembre-se que muitos dos problemas vocais se desenvolvem durante a fala e não na atividade profissional.

 

by Dr. Mariana Simões - Terapeuta da Fala

Quinoa
2018-09-25 09:29:11 - Publicado por Saúde + Ativa

A quinoa – Chenopodium quinoa -é uma semente de uso milenar, originária dos Andes, Peru.

Constitui uma das melhores fontes de proteína vegetal. É rica em minerais como o magnésio, ferro, potássio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B e ainda antioxidantes, sendo por isso uma ótima opção para incluir na dieta.

É muito rica em proteínas, oferecendo por cada 185 gr (1 chávena almoçadeira), o equivalente a 1 ovo ou 25 gr de carne. É o único ingrediente de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano. Estes aminoácidos são essenciais porque o organismo não os consegue produzir, dependendo dos alimentos para lhe serem fornecidos e assim formar proteínas completas.

É uma fonte de hidratos de carbono de baixo índice glicémico, sendo por este motivo benéfica para a regulação do trânsito intestinal e controlo da absorção de glicose e colesterol. Pode ser consumida inclusivamente por diabéticos.

Possui ácidos gordos essenciais, que o organismo não produz, à semelhança dos aminoácidos essenciais, dependendo da alimentação. Estes nutrientes são promotores da saúde cardiovascular.

Os seus antioxidantes conferem-lhe propriedades de prevenção e combate ao dano celular provocado pelos elementos agressores do meio ambiente, como a poluição, tabaco, mas também na doença que gera inflamação.

Uma das características desta semente que se assemelha a um cereal é o facto de não possuir glúten, proteína encontrada no trigo, sendo assim, adequada para ser consumida por celíacos, alérgicos ao trigo ou intolerantes ao glúten.

Deve ser conservada num local seco e fresco, não exposto à luz solar.

 Deve ser lavada de forma a remover as substâncias (saponinas) que revestem as sementes e que lhes podem conferir um sabor levemente amargo. Há dezenas de variedades, mas são três as principais: a branca, a vermelha e a negra. Quanto mais clara a cor da semente mais suave é o seu sabor.

A sua confeção é realizada como se de um cereal se tratasse, como as massas ou arroz, isto é, pode ser cozida em água por cerca de 15 min. Poderá ser demolhada previamente para facilitar a cozedura. Após cozida em água, a semente expande o seu volume.

Pode ser servida no prato como acompanhamento, usada para enriquecer sopas e saladas ou na composição de hambúrgueres ou almôndegas.

Pode ser encontrada em grão, flocos, farinha e diversos produtos feito a base da mesma. Se transformada em farinha pode ser usada em pães, massas e bolos.

Tem uma qualidade nutricional melhor que qualquer outro grão e por isso em 2013 foi designado o ano da Quinoa pela Food and Agriculture Organization (FAO). À Quinoa foi atribuída a capacidade de representar um papel na erradicação da fome e desnutrição, devido à sua diversidade genética e adaptabilidade a diversos meios agro-ambientais.

 

Fonte: FAO; APN; National Nutrient Database for Standard Reference Legacy Release- USDA

Nutricionista Ana Luisa Ferreira (CP 2343N)


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