Blog

VITAMINA D
2019/5/8 10:8:56 - Publicado por Saúde Mais Ativa

A ativação e ação desta vitamina no nosso organismo está dependente da exposição solar.

Existem várias formas de vitamina D, mas a forma D3 é a melhor absorvida e sintetizada pela pele enquanto exposta aos raios UV.

Pessoas pouco expostas à luz solar poderão apresentar carência desta vitamina. Um exemplo são os habitantes de países nórdicos, menos expostos à luz solar, menos horas.

Apesar da exposição ser necessária à transformação e disponibilidade da vitamina, há alimentos que a contêm, permitindo fazer reserva. Podemos encontrar vitamina D em alimentos como os peixes, em especial peixes gordos. Existe em maior quantidade em peixes como sardinha, goraz, salmão, corvina solha, dourada entre outros.

Esta é uma vitamina lipossolúvel, isto é, solúvel na presença de gordura, daí que seja natural que se encontre em maior porção em peixes gordos. No caso do consumo de peixes mais magros ou outras fontes menos ricas, aconselha-se o tempero com uma fonte de gordura natural, como por exemplo, o azeite, para que seja melhor absorvida. Ovos e carnes apresentam quantidades muito menores. Alguns alimentos industrializados são hoje enriquecidos com algumas vitaminas. Desde cremes vegetais, a leites, flocos entre outros.

 

Benefícios

- É necessária para a absorção/fixação de cálcio e fósforo pelos ossos e dentes

- Apresenta função hormonal

- Tem um papel importante no sistema muscular e também no imunológico, e assim, indiretamente na prevenção e melhoria da capacidade de resposta do organismo perante alguns tipos de doenças

- Contribui para a prevenção do raquitismo e osteoporose

- Tem um papel na prevenção e ou diminuição dos sintomas de depressão

 

Carências

Todas as vitaminas têm funções importantes no nosso corpo. A sua carência pode ter assim consequências. Nem sempre a sua carência é notada de forma direta ou imediata. Sintomas como fadiga, confusão mental, fraqueza, enxaquecas, pele, cabelo e unhas enfraquecidos ou alterações visuais podem refletir carência vitamínica.

Em caso de carência de vitamina D verificada através da realização de análises sanguíneas, o médico poderá prescrever um suplemento. A exposição solar é ainda assim, fundamental desde que com precaução no que respeita à proteção contra o cancro de pele.

 

Nutricionista Luisa Ferreira CP 2343N