Blog

Hidratação
2019/5/8 10:5:39 - Publicado por Saúde Mais Ativa

A água é um elemento imprescindível à vida. É o constituinte mais importante do corpo humano. É necessária para a manutenção da temperatura corporal, realização da digestão e absorção, ocorrência de reacções metabólicas, eliminação de resíduos através da urina, fezes e respiração, proteção celular e das articulações.

  A quantidade de água no organismo humano varia ao longo das várias fases ou faixas etárias ao longo da vida, diminuindo com a idade.

  A recomendação de ingestão diária de líquidos para adultos é de cerca de 1,5 a 2 litros mas pode variar. Fatores como o peso e volume corporal, atividade física, clima, condição de saúde ou doença, podem levar ao aumento ou diminuição das necessidades

  A desidratação pode ser considerada uma forma de malnutrição. Esta condição consiste numa redução do volume total de água do corpo, sendo considerada significativa quando superior a 3% do peso corporal.

Grupos mais vulneráveis, como crianças ou idosos podem estar sujeitos mais facilmente a um quadro de desidratação.

São sinais de desidratação:

A sede, a diminuição na produção de suor e urina, a secura da mucosa oral, a redução da elasticidade/tónus da pele, cor e odor da urina mais intensos, fadiga, dores de cabeça e períodos de confusão com alterações do estado de consciência, perceção de redução da capacidade concentração e memória .

Formas de hidratação:

A água em natureza (lisa) deve ser a fonte de hidratação de preferencial. Existem outras formas, como águas aromatizadas ou outras bebidas como sumos e néctares que poderão contribuir para o aumento do consumo. No entanto algumas destas opções poderão conter ingredientes como açúcar, adoçantes, conservantes, ácidos ou corantes, pelo que a escolha deve ser feita de acordo com a condição ou objetivo de cada um. Deve dar-se preferência a águas aromatizadas com fruta natural, ervas aromáticas (hortelã, menta, canela) e até alguns legumes, como por exemplo, pepino ou cenoura às rodelas. Transporte sempre consigo uma garrafa de água. No verão pode tê-la congelada e retirar de manhã, deixando descongelar ao longo do dia, bebendo fresca. No inverno transporte num termo próprio para líquidos, podendo beber morna, juntando saquetas de chás ou cevadas.  

As sopas são uma óptima fonte de água, ricas em vitaminas e minerais. É recomendada a oferta diária de sopa de hortícolas, em especial a crianças e idosos. Os legumes no prato e a fruta constituem formas de hidratação pois são alimentos ricos em água. Papas e batidos com água, leite ou bebida substituta podem ser interessantes, de acordo com o grupo alvo.

Nutricionista Luísa Fereira CP 2343N