Blog

Quinoa
2018-09-25 09:29:11 - Publicado por Saúde Mais Ativa

A quinoa – Chenopodium quinoa -é uma semente de uso milenar, originária dos Andes, Peru.

Constitui uma das melhores fontes de proteína vegetal. É rica em minerais como o magnésio, ferro, potássio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B e ainda antioxidantes, sendo por isso uma ótima opção para incluir na dieta.

É muito rica em proteínas, oferecendo por cada 185 gr (1 chávena almoçadeira), o equivalente a 1 ovo ou 25 gr de carne. É o único ingrediente de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano. Estes aminoácidos são essenciais porque o organismo não os consegue produzir, dependendo dos alimentos para lhe serem fornecidos e assim formar proteínas completas.

É uma fonte de hidratos de carbono de baixo índice glicémico, sendo por este motivo benéfica para a regulação do trânsito intestinal e controlo da absorção de glicose e colesterol. Pode ser consumida inclusivamente por diabéticos.

Possui ácidos gordos essenciais, que o organismo não produz, à semelhança dos aminoácidos essenciais, dependendo da alimentação. Estes nutrientes são promotores da saúde cardiovascular.

Os seus antioxidantes conferem-lhe propriedades de prevenção e combate ao dano celular provocado pelos elementos agressores do meio ambiente, como a poluição, tabaco, mas também na doença que gera inflamação.

Uma das características desta semente que se assemelha a um cereal é o facto de não possuir glúten, proteína encontrada no trigo, sendo assim, adequada para ser consumida por celíacos, alérgicos ao trigo ou intolerantes ao glúten.

Deve ser conservada num local seco e fresco, não exposto à luz solar.

 Deve ser lavada de forma a remover as substâncias (saponinas) que revestem as sementes e que lhes podem conferir um sabor levemente amargo. Há dezenas de variedades, mas são três as principais: a branca, a vermelha e a negra. Quanto mais clara a cor da semente mais suave é o seu sabor.

A sua confeção é realizada como se de um cereal se tratasse, como as massas ou arroz, isto é, pode ser cozida em água por cerca de 15 min. Poderá ser demolhada previamente para facilitar a cozedura. Após cozida em água, a semente expande o seu volume.

Pode ser servida no prato como acompanhamento, usada para enriquecer sopas e saladas ou na composição de hambúrgueres ou almôndegas.

Pode ser encontrada em grão, flocos, farinha e diversos produtos feito a base da mesma. Se transformada em farinha pode ser usada em pães, massas e bolos.

Tem uma qualidade nutricional melhor que qualquer outro grão e por isso em 2013 foi designado o ano da Quinoa pela Food and Agriculture Organization (FAO). À Quinoa foi atribuída a capacidade de representar um papel na erradicação da fome e desnutrição, devido à sua diversidade genética e adaptabilidade a diversos meios agro-ambientais.

 

Fonte: FAO; APN; National Nutrient Database for Standard Reference Legacy Release- USDA

Nutricionista Ana Luisa Ferreira (CP 2343N)